
08/10/2010 09h00 - Atualizado em 08/10/2010 17h24
Hyundai lança o monovolume ix20 no Salão de Paris
Marca sul-coreana entra na corrida europeia de redução de emissões.
Apesar de não inovar, modelo traz sistema start/stop e pneus ecológicos.
Priscila Dal Poggetto Do G1, em Paris
imprimir
Sem se preocupar com grandes produções para o estande no Salão de Paris, a Hyundai lançou durante o evento o monovolume ix20. Em design, o modelo não inova em nada (o esboço era mais bonito). O novo modelo é, na verdade, um ix35 menor, que ganhou como diferenciais dois fortes vincos no capô — que não se entendem com os faróis — e grade frontal irregular, sem harmonia com o conjunto do carro.
Hyundai ix20Hyundai ix20 foi desenvolvido sobre a plataforma do Kia Venga (Foto: Priscila Dal Poggetto/G1)
Criado sobre a plataforma do Kia Venga, o carro foi desenvolvido pelo Centro Europeu de Design da Hyundai, em Russelsheim, na Alemanha.
O carro está disponível em quatro opções de motores, duas a diesel (1.4 e 1.6) e duas a gasolina (também 1.4 e 1.6). A potência máxima entre eles varia de 77 cv a 125 cv. As versões 1.6 estão disponíveis apenas com câmbio automático.
Hyundai ix20Hyundai ix20 é fabricado somente para o mercado europeu (Foto: Priscila Dal Poggetto/G1)
Para os motores 1.4, a Hyundai desenvolveu uma versão mais ecológica, chamada de Blue Drive. Para reduzir o consumo de combustível e, consequentemente, a emissão de gases poluentes, foram integrados ao carro o sistema Start/Stop, que desliga o motor a combustão quando o veículo está parado, pneus de baixa resistência aos rolamentos e um sistema de gestão do alternador. De acordo com a marca sul-coreana, a linha Blue Drive emite 114 g de CO2 por quilômetro rodado.
Hyundai ix20 Blue DriveHyundai ix20 Blue Drive é mais econômico (Foto: Priscila Dal Poggetto/G1)
“O ix20 faz parte da estratégia comercial global da Hyundai, que permitirá aumentar o volume de vendas até o final do ano na Europa. Nosso objetivo é atingir 2,75% de participação de mercado”, disse o vice-presidente da Hyundai Motor Europa, Allan Rushforth, durante a apresentação do modelo.
saiba mais
Confira mais de 100 fotos das máquinas do salão
Veja os carros do Salão de Paris que virão para o Brasil e quando
Kia apresenta o novo sedã Optima, que vem para o Brasil em 2011
Apesar do plano “global”, a sul-coreana restringiu as vendas do ix20 à Europa (o carro é fabricado na planta localizada na República Tcheca). Já para os mercados emergentes, como o Brasil, a sul-coreana desenvolve um carro compacto para concorrer com o Nissan Micra (ou March), o Toyota Etios e o Honda Brio, este último ainda em desenvolvimento.
i10 e outros modelos
A Hyundai também exibiu em Paris a reestilização do compacto i10. O modelo passa desapercebido tamanha a simplicidade do desenho, apesar das mudanças estéticas. Ele também ganhou novo motor 1.0 de baixo nível de emissões.
Outros modelos da sul-coreana na feira são o Genesis Coupé e o luxuoso Equus, sedã criado para concorrer com os alemães BMW Série 7, Audi A8 e Mercedes-Benz Classe S.
Nenhum comentário:
Postar um comentário