sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Ford apresenta a nova Ranger no Salão da Austrália



A Ford apresentou no Salão da Austrália, nesta quinta-feira (14), a nova Ranger. A picape desenvolvida naquele país será vendida inicialmente em 180 países, mas ainda não tem data para estrear no Brasil. Ela terá três configurações de caçamba, três motorizações e tração 4x2 ou 4x4.

Nova Ranger foi apresentada na Austrália (Foto: Divulgação)
Há duas opções de motores a diesel com o novo Duratorq TDCi, de 2.2 e 3.2 litros. A opção a gasolina é o Duratec de 2.5 litros, que poderá ser convertido a motor flex ou a gás natural. A nova Ranger também terá três opções de transmissão: duas manuais, de cinco e seis marchas, e a automática, também de seis marchas.
Veja a galeria de fotos da nova Ford Ranger
A linha conta também com três opções de transmissão: a manual de cinco velocidades; a manual de seis velocidades, acionada por uma alavanca curta, que entrega a mesma sensação e precisão de um carro de passeio; e a automática de seis velocidades. Esta última traz, entre outras novidades, o Grade Control Logic, que reduz a marcha automaticamente em descidas e auxilia a frenagem.

Nova Ford Ranger ganhou linhas mais modernas (Foto: Divulgação)
Um indicador no painel mostra a marcha ideal e orienta o motorista a otimizar a economia de combustível. As versões 4x4 da nova Ranger vêm com o aprovado botão de comando eletrônico no painel e marcha reduzida. O bloqueador de diferencial é opcional.
"A família renovada mostra o comprometimento da Ford de fazer da Ranger a melhor opção para o consumidor de picapes", diz o engenheiro responsável John Tatge.
Nova plataforma global da Ford e da Mazda
Totalmente nova, a plataforma global da picape atenderá tanto a demanda da Ford quanto a da Mazda. Por isso, a também apresentada nesta quinta-feira Mazda BT-50 tem traços similares com a prima Ranger.

Nova Mazda BT-50 recebe a mesma plataforma global da Ford Ranger (Foto: Divulgação)
O desempenho off-road foi aprimorado com o aumento da rigidez da carroceria e da distância ao solo, de 232 milímetros. Apesar do aumento do comprimento para 3.220 milímetros e da bitola maior - 1.560 mm na 4x4 e 1.590 na 4x2 -, o giro da direção torna as manobras e o estacionamento mais fáceis.
A caçamba da nova Ranger Global cabine dupla oferece capacidade de carga maior, mesmo com todos os passageiros a bordo. Com comprimento de 1,549 m, 511 m de altura e 1,56 m de largura, ela acomoda 1,21 metro cúbico.
De acordo com a Ford, a produção inicia a sua curva de aceleração a partir de meados do ano que vem em Rayong, na Tailândia, para a região da Ásia-Pacífico. Ainda não há planos para a sua introdução nos Estados Unidos ou no Canadá.
"Isso mostra a importância das picapes médias em diferentes mercados mundiais e o peso da Ranger dentro do portfólio global de produtos da Ford", diz a Ford em nota.

Interior da Nova Ford Ranger que será vendida na Austrália (Foto: Divulgação)
Acabamento interno
Internamente, o estilo de acabamento varia, mas todas as partes foram projetadas para ser intercambiáveis. De acordo com a Ford, os materiais são resistentes para suportar o contato com ferramentas ou botas sujas, em situações normais de trabalho. Seus 20 porta-objetos incluem porta-luvas com capacidade para um laptop e um compartimento escondido sob o banco traseiro para equipamentos eletrônicos.
Diversos itens foram otimizados para reduzir o custo de manutenção, especialmente com combustível. A aerodinâmica da carroceria foi aperfeiçoada com simuladores de ponta, iguais aos da Fórmula 1, segundo a fabricante.

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